Podcast Universidades Empreendedoras: Fomento à Cultura Empreendedora em IES

11 Dez 2020

O segundo episódio do Podcast Universidades Empreendedoras abordou a relação entre a educação e o empreendedorismo, em que pudemos desmistificar alguns conceitos e reforçar a importância da educação empreendedora para o desenvolvimento de competências nos estudantes universitários. Contudo, para que a educação empreendedora seja efetivamente alcançada, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam estar imersas em uma cultura empreendedora. Sabendo disso, o Ranking de Universidades Empreendedoras, conforme detalhado em nossa página Metodologia, possui como uma de suas dimensões a análise da cultura empreendedora através da percepção dos alunos.

Dessa forma, o nosso terceiro episódio visou aprofundar a discussão nesse tema e, por isso, recebeu o título “Fomento à Cultura Empreendedora em IES”, com a ilustre participação de duas referências:

• Prof. Dr. Marcos Hashimoto, doutor em administração de empresas pela EAESP/FGV, professor associado e entrepreneurship club adviser da Universidade de Indianápolis; editor adjunto da Revista de Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa; foi professor da FAAP, onde coordenou um centro de empreendedorismo, mas também do INSPER, da Business School São Paulo, ESPM, EAESP/FGV; colaborador do Instituto Empreender Endeavor; colunista da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, do Portal Administradores e do Portal Santander Empreendedor; recebeu prêmios de educação empreendedora pela Endeavor e pelo Global Consortium of Entrepreneurship Centers; também exerceu cargos executivos em multinacionais como Citibank e Cargill Agrícola; além de ser autor de diversos livros.
  • Profa. Ma. Juliana Caminha Noronha, mestra em desenvolvimento de produto e inovação pela UNIFEI, professora há 10 anos também na UNIFEI, onde exerce também a função de diretora de empreendedorismo e inovação. Membra da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e responsável por coordenar diversos projetos envolvendo empreendedorismo, desenvolvimento e aceleração de novos negócios.

Questionada quanto a formas de acelerar a consolidação de uma cultura empreendedora, Profa. Juliana Caminha defende que as Instituições de Ensino Superior, ao invés de partir da criação de uma estrutura, adoção de espaço físico ou reorganização da governança, devem inicialmente partir da experimentação, ou seja, promover programas, desafios de empreendedorismo, eventos inoperacionais e mãos na massa, permitindo-se assim aprimorar a cada nova edição, identificando e corrigindo os erros, atraindo parceiros, ouvindo a sociedade e o ecossistema.

Explica que os Centros, Núcleos e Ligas de Empreendedorismos são importantes para canalizar essas iniciativas, mas podem ser um horizonte, um objetivo a ser alcançado, enquanto o primordial é partir da experimentação, do produto mínimo viável. Profa. Juliana reforça: “Movimento de empreendedorismo é inércia; se você está parado, você está parado; se você está em movimento, você não para mais”.

Envolvido com a educação empreendedora desde 2001, época em que as primeiras iniciativas surgiam no Brasil, Prof. Marcos Hashimoto relembra suas experiências liderando a fundação e desenvolvimento de Centros de Empreendedorismos em diversas Instituições de Ensino Superior. Após a experiência coordenando esses projetos, muita pesquisa e principalmente mão na massa, ele descobriu o ponto fundamental para que um centro de empreendedorismo funcionasse. Qual seria esse ponto chave? A participação do aluno. Portanto, nunca foi o centro de empreendedorismo dele, mas sim dos alunos e só o fato desses participarem ativamente, sugerindo ideias, projetos, já cumpria com o propósito institucional de desenvolver competências para se tornarem empreendedores. “Acabou ficando essa a cara do nosso centro: o engajamento do aluno, o desenvolvimento de suas competências enquanto se engaja e a preparação para que ele monte o seu próprio negócio. Era assim que funcionava o nosso processo e isso eu acabei levando para FAAP, para ESPM e até mesmo trazendo hoje para a Universidade de Indianápolis”, declara Prof. Marcos Hashimoto.

Gostaria de conferir o bate-papo na íntegra? Clique no player abaixo! O Podcast Universidades Empreendedoras também já está disponível nas principais plataformas de streaming.

Artigo escrito por Alvaro Garcia

UVV – SIBE-UVV
O Projeto SIBE é uma parceria do The Steinbeis School of International Bus...

NOSSOS PARCEIROS

PATROCINADORES

APOIADORES

© 2024 Universidades Empreendedoras. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec