Dimensões do RUE Internacionalização

UVV – SIBE-UVV

24 Mai 2022

O Projeto SIBE é uma parceria do The Steinbeis School of International Business and Entrepreneurship pertencente à Steinbeis University Berlin e a Universidade de Vila Velha que proporciona um intercâmbio entre os alunos das duas instituições e atividades de ensino e pesquisa, negócios e empreendedorismo. Alunos da Alemanha vêm em grupos até a UVV para serem ministrados com aulas e palestras, visitarem empresas e desenvolverem trabalhos de CONCLUSÃO.

INTRODUÇÃO

Os professores são confrontados com o problema de traduzir novos princípios curriculares abstratos em tarefas de aprendizagem concretas. Os gerentes lidam com problemas de desempenho, tomando decisões corretas sobre contratação, conflitos de equipe e desafiadores. Portanto, o funcionário que exerceu tanto atividades quanto responsabilidades em uma Universidade, como a Universidade Vila Velha, precisa aprimorar o autoconhecimento para melhorar o equilíbrio de competências. Há uma extensa pesquisa sobre modelagem de competências em que é possível destacar as competências específicas necessárias para o sucesso em várias profissões, como ensino, saúde, gestão e profissões de engenharia. O desenvolvimento de competências engloba uma abordagem integrativa das atividades de desenvolvimento envolvendo a organização e o funcionário. A abordagem da participação dos indivíduos no desenvolvimento de competências e um clima organizacional que apoie o desenvolvimento de competências são essenciais para o sucesso do indivíduo e da empresa. Pioneering é uma marca registrada da UVV. Sempre visionária, a UVV lançou em 2016, em parceria com a SIBE, o programa de mestrado com 25 de seus colaboradores, para valorizar a atratividade e a internacionalidade da UVV. O núcleo do programa era baseado em ciência, trabalho orientado a projetos e transferências e as dificuldades para resolver estão listadas na tabela 1 e, a partir delas, 25 teses de mestrado foram preparadas. A ideia era transferir a teoria e as habilidades desenvolvidas em sala de aula para um problema de gestão concreto retirado do ambiente UVV, transformando os desafios da vida real em produtos e serviços inovadores e disruptivos. Todos os projetos selecionados contribuem para a criação de um novo cenário na UVV.

DESENVOLVIMENTO

A união entre a UVV e o SIBE é um convênio firmado que resultou em um curso de pós-graduação para os estudantes estrangeiros, com duração de três semanas, desenvolvido por uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Extensão e a Assessoria Internacional da UVV. Essa pós-graduação é custeada pelas empresas onde os alemães trabalham, como Mercedes Benz, Allianz, Bosch, entre outras. Por ter curta duração, o cronograma de ensino é intenso. Na primeira semana, são ministradas aulas e palestras pelos professores. Na segunda, os estudantes fazem visitas às maiores empresas do estado. E na terceira, eles apresentam um projeto equivalente ao TCC. Em geral, o projeto tem por objetivo a cooperação na promoção de atividades de ensino e pesquisa, podendo incluir ações de pesquisa conjuntas; intercâmbio de estudante para palestras e troca de experiências; intercâmbio de docentes e discentes para estudo, pesquisa e participação em programas educacionais; intercâmbio de publicações em domínios de interesse para ambas as instituições; estabelecimento de programas de educação conjunta ou dupla e outras atividades O projeto tem a iniciativa também de proporcionar ao aluno UVV a experiência de acompanhar aulas em inglês com os alunos de intercâmbio da Alemanha. Uma excelente oportunidade para praticar outro idioma e conhecer pessoas de outro país. Os alunos selecionados ainda ganham horas que podem ser usadas na disciplina de atividades complementares e a seleção acontece por meio de inscrição e avaliação em um teste de proficiência.

CONCLUSÃO

O intercâmbio já contou com um número de 437 alunos alemães divididos em 13 turmas que fizeram o curso no campus e receberam dupla certificação. Na grade curricular estão incluídas aulas, visitas técnicas, atividades culturais, esportivas e apresentação de uma tese ao final do programa, em busca de internacionalizar a instituição e oferecer ainda mais qualidade através das experiências interculturais dos alunos.

COMPARTILHE

NOSSOS PARCEIROS

PATROCINADORES

APOIADORES

© 2024 Universidades Empreendedoras. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec