CONTEXTO

O Ranking de Universidades Empreendedoras é feito a partir da coleta e análise de dados provindas de três diferentes fontes. A primeira é a pesquisa de percepção, que tem como objetivo coletar a percepção dos discentes; A coleta por meio dos embaixadores (alunos voluntários) é a segunda fonte, que visa obter informações autodeclaradas pelas universidades diretamente na nossa plataforma; Já a terceira fonte são de dados de fontes secundárias, ou seja, base de dados complementares a partir das informações já existentes.

COMO É FEITO

Para a construção da arquitetura do ranking, foi realizada uma consulta com mais de 4000 estudantes sobre quais características que mais contribuem para uma Instituição de Ensino Superior (IES) ser mais empreendedora. E com base nas resposta chegou-se a definição e nas dimensões:

 

Framework IES Empreendedora

 

As dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão tendem a medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma IES. Já as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro são aqueles que medem os meios, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.

DIMENSÕES E INDICADORES

Cultura Empreendedora

Visa, através do olhar dos alunos da própria Instituição de Ensino Superior, compreender as percepções e assim avaliar a IES por meio da sua Postura Empreendedora, que é também a proatividade para resolver problemas e aproveitar as oportunidades, a participação ativa de discentes e docentes, na qual estes também desenvolvam essas competências, e a avaliação dos devidos espaços nas grades curriculares para explorar atitudes essenciais para uma cultura empreendedora.

Indicadores de Cultura Empreendedora:

Postura Empreendedora Discente

Extraído por meio de três perguntas, acerca da avaliação das características empreendedoras presentes nos alunos da Instituição, da percepção a respeito da postura empreendedora dos alunos e da participação no crescimento de algum projeto da IES.

Postura Empreendedora Docente

Esse indicador é extraído por meio de perguntas sobre a avaliação das características empreendedoras presentes nos professores da IES, a percepção a respeito da postura empreendedora dos professores e a experiência dos professores no mercado de trabalho.

Avaliação da Grade Curricular

No último indicador dessa dimensão, são avaliadas a contribuição da metodologia de ensino da IES para o desenvolvimento de competências empreendedoras, a contribuição da grade curricular do curso para o desenvolvimento de competências empreendedoras, além da flexibilidade na grade curricular para engajamento em atividades extracurriculares.

Inovação

A dimensão de inovação tem ligação direta tanto com o desenvolvimento de tecnologia como também de conhecimento nas IES. Como um complemento ao indicador de proximidade IES-Empresa, também se levou em consideração as informações provindas dos resultados das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), obtidas através de um questionário enviado aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

Indicadores de Inovação:

Pesquisa

Indicador mensurado por meio de dois modelos, sendo eles resultados do número de citações por artigo - extraídos da Web Of Science/InCites, e volume de produção para cada 1000 alunos na universidade. O resultado obtido do indicador é calculado pela média desses dois subindicadores, que possuem o mesmo peso, normalizados de 0 a 10, sendo 10 a IES com o maior valor.

Patentes

Revela o número de patentes que foram depositadas pela IES em um período de 10 anos. Os dados foram extraídos da plataforma internacional Wipo - World Intellectual Property Organization.

Proximidade IES-Empresa

Esse indicador é mensurado por meio de três modelos, sendo eles resultados das ICTs, existência de NIT e empresas incubadas. O resultado obtido da proximidade IES-Empresa é calculado pela média desses três subindicadores, sendo o primeiro com peso 6 e os demais peso 2, e normalizados de 0 a 10, sendo 10 a Universidade com o maior valor.

  • Empresas Incubadas

Subindicador avaliado com base no número de empresas incubadas para cada 1000 alunos na IES.

  • Resultado das ICTs

Para a avaliação deste índice, foram consideradas apenas as ICTs inseridas em uma IES ou que possuam parceria com uma IES, cujas informações foram autodeclaradas pelas IES, através de um questionário baseado no FORMICT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O indicador compreende o número de acordos de parceria para cada 1000 alunos, e recebe um fator multiplicador que seja proporcional ao valor total dos acordos (em R$).

  • Situação do NIT

Analisa a situação da implementação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na IES, atribuindo 10 para as ICTs que declaram a existência do NIT e 5 para os que estão em processo de implementação.

Extensão

A dimensão de extensão abrange a percepção acerca das ações que a IES realiza em conjunto com o ecossistema, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas dentro da IES, as quais são compartilhadas com o público externo à Instituição de ensino superior.

Indicadores de Extensão:

Redes

Esse indicador mostra como as organizações estudantis com representatividade nacionais - AIESEC, Brasil Júnior e Enactus - são vistas. Este critério foi o mais bem elencado na pesquisa de percepção e por isso recebeu peso 3. Considerando o crescente número de empresas juniores nas IES, as mesmas correspondem a 80% da nota, enquanto a existência de escritórios da AIESEC e Enactus correspondem a 10% cada um.

Ações de Extensão

Revela os dados referentes ao número de ações de extensão cadastradas na IES, os quais foram coletados pelos embaixadores do RUE. Esses números de projetos de extensão foram divididos pelo número de alunos da instituição, e foram metrificados de 0 a 10, tendo a IES com maior valor 10.

Altmetria

Propõe considerar o impacto das produções científicas em ambientes online, o qual considera um conjunto bastante diversificado de informações, tais como, citações, menções, compartilhamentos e curtidas em mídias sociais, entre outros. Esses números foram obtidos na plataforma Altmetric, tendo a IES com maior valor 10.

Internacionalização

A dimensão de Internacionalização tem como objetivo avaliar a conexão entre a IES e o ecossistema internacional, seja oferecendo oportunidades de intercâmbio aos seus alunos, e assim mantendo contato com as demais Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo, como também proporcionando soluções inovadoras através dos estudos e tecnologias desenvolvidos na IES.

Indicadores de Internacionalização:

Intercâmbio

Avalia o número de intercâmbios internacionais realizados pela IES, abrangendo tanto a saída de alunos da IES para o exterior, como a entrada de alunos estrangeiros na IES, dividido pelo número de alunos.

Parceiras com IES Internacionais

Mensura a oferta de intercâmbios e de integração por meio de pesquisas com outras IES. O número de parcerias internacionais para cada 1000 alunos foi coletado pelos embaixadores do RUE.

Pesquisas com Colaboração Internacional

Esse indicador considera o número de artigos em parceira internacional frente ao número de produção da IES, extraídos da Web Of Science/InCites e normalizados de 0 a 10, sendo 10 a IES com o maior valor.

Infraestrutura

A dimensão de infraestrutura mensura a percepção dos alunos quanto ao tema e também à aproximação com o Parque Tecnológico local, caso haja e ele esteja em funcionamento.

Indicadores de Infraestrutura:

Qualidade da Infraestrutura

Esse indicador é calculado com base na avaliação da percepção dos discentes por meio das lentes da infraestrutura física e também da disponibilidade/velocidade da internet em sua instituição.

Parque Tecnológico

Tal indicador é composto pela soma dos indicadores de Instalação de Parque Tecnológico na cidade da IES e existência de parceria, associação ou convênio entre a instituição e o Parque Tecnológico da cidade.

Capital Financeiro

Ao analisar os ecossistemas empreendedores, percebe-se que a inserção de capital financeiro é de extrema importância para o seu alavancamento, seja através de investimentos em projetos e iniciativas inovadoras ou com o objetivo de proporcionar as condições básicas para o desenvolvimento dessas iniciativas a partir da infraestrutura e do corpo administrativo.

Indicadores de Capital Financeiro:

Orçamento

Busca considerar o orçamento das IES, os dados orçamentários das instituições de ensino foram coletados pelos embaixadores. O valor global foi dividido pelo número de alunos, a IES com a maior razão recebeu a nota 10, sendo as notas das outras IES normalizadas a partir deste valor.

Fundos Patrimoniais (endowment)

Esse indicador considera a existência de fundos patrimoniais nas instituições, sendo endowments constituintes de um fundo patrimonial mantido pela sociedade civil que visa auxiliar as instituições a manterem-se.



Ajustes metodológicos RUE21