REVISÃO METODOLÓGICA PARA 2021

No ano de 2018, ao observar que instituições complexas como universidades não mudam consideravelmente de um ano para outro, interferindo na absorção dos estímulos gerados pelo Ranking, optou-se pela realização de edições bianuais. Em 2019 tivemos a execução da terceira edição do RUE e em 2020 nossa equipe se voltou para novamente refinar e impulsionar o projeto. Diversas saídas voltadas para a articulação institucional, eficiência operacional e polidez metodológica foram atingidas. Porém, em 2020 tivemos a crise sanitária do COVID.

Para a quarta edição do Ranking de Universidades Empreendedoras, o maior desafio foi adaptar a metodologia para o contexto de Ensino Remoto Emergencial em decorrência do Covid-19. Tivemos que ter muito cuidado para, ao mesmo tempo que as novas situações e demandas do período fossem contempladas, a essência do ranking se mantivesse para que conseguíssemos compará-lo com as demais edições.

A partir da consulta e construção com especialistas - cujos quais compõem o Conselho Consultivo deste projeto -, elaboramos uma nova estrutura representativa ao ano de tantas adversidades e mantendo a construção das edições anteriores, uma vez que esta já está consolidada e representa grande confiabilidade. Após definida a preservação das seis dimensões que compõem a estrutura básica do ranking, avaliou-se a necessidade de alterações nas métricas dos indicadores, assim como a substituição e/ou implementação de novos indicadores, resultando nas seguintes alterações:

Cultura Empreendedora

Indicador Postura Empreendedora Discente: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Postura Empreendedora Docente: Não houve alterações para este indicador.
Indicador de Avaliação Matriz Curricular: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Postura Empreendedora Adaptação Remota (NOVO): Adaptando a dimensão para o cenário de Ensino Remoto Emergencial, perguntas das características presentes no ensino remoto foram coletadas com os discentes e adicionadas na metodologia para essa edição.

Dimensão Extensão

Indicador Redes: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Projetos de Extensão: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Altimetria: Não houve alterações para este indicador.

Dimensão Inovação

Indicador Pesquisa: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Patente: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Proximidade IES-Mercado: Não houve alterações para este indicador.

Dimensão Internacionalização

Indicador Intercâmbios: O peso desse indicador foi reduzido em função da paralisação dos projetos pela condição sanitária global.
Indicador Parceria com Universidades Estrangeiras: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Pesquisas em Colaboração Internacional: Não houve alterações para este indicador.

Dimensão Infraestrutura

Indicador Qualidade da Infraestrutura: Para tabular esse indicador, foram consideradas apenas a resposta de alunos que tiveram aulas no modelo presencial.
Indicador Parque Tecnológico: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Qualidade da Infraestrutura Remota (NOVO): Adaptando a dimensão para o cenário de Ensino Remoto Emergencial, perguntas da qualidade dos serviços oferecidos durante o ensino remoto foram coletadas com os discentes e adicionadas na metodologia para essa edição.

Dimensão Capital Financeiro

Indicador Orçamento: Não houve alterações para este indicador.
Indicador Endowment: Não houve alterações para este indicador.

As métricas dos indicadores serão apresentadas, de maneira individualizada, no livro do RUE21.